segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O DEVER DE FAZER AMIGOS

Nunca, na história da humanidade, falou-se tanto em relacionamento como em nossos dias: relacionamento no lar, na escola, na comunidade, em pequenos grupos, em rede, etc. No entanto os indivíduos, cada vez mais solitários e perplexos, parafraseiam os versos do poeta Carlos Drummond de Andrade: “Nesta cidade do Rio, de dois milhões de habitantes, estou sozinho no quarto, estou sozinho na América”. De dois milhões de habitantes! E nem precisava tanto... Precisava de um amigo... Estou só, não tenho amigo, e a essa hora tardia como procurar um amigo?” 

A verdade é que existem milhões de vidas perplexas, mergulhadas no desespero da solidão e da dor, por não ter um amigo com quem partilhar as mazelas e as alegrias de viver. Em conseqüência, são consumidas pela depressão, medo, pânico, ódio, ópios, drogas, crimes... Enfim, tragadas pelas garras satânicas da autodestruição. 

Nesta hora de trevas e raríssimos amigos, não podemos, como cristãos, furtar-nos, ao chamado divino a construir relacionamentos saudáveis, a fim de fazermos amigos e proporcionar-lhes que também se relacionem com o nosso melhor amigo: O Criador do Universo. 

Pois não há quem tenha maior apreço por um amigo do que o próprio Deus. Ao pai da fé, Abraão, Ele chamava: “Meu amigo”. Para que pudesse nos chamar “meus amigos”, abriu mão de Seu Filho e O incumbiu de ser nosso amigo. E disse este: “Já não vos chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer” (Jo 15.15). O nosso Deus é Deus de relacionamento, que ama fazer amigos. Mas, para isto, conta com a nossa participação efetiva neste processo. 

“Ninguém têm maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu mando” (Jo 15.13,14). 

É como se Ele, Jesus, o nosso amigo maravilhoso estivesse, nestes dias, a dizer: “A esta hora de trevas e solidão da raça humana, por que vocês estão parados, quando lhes dei uma ordem?“ Vão! Amem! façam “amigos”! E deixem o resultado com Deus. 

Reinaldo Braz dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário