terça-feira, 8 de novembro de 2011

A escolha do caminho.


Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.Mateus 7:13-14
Sempre temos que estar atentos aos ensinamentos bíblicos, um dos mais emblemáticos é o das portas, depois de Provérbios o sermão da montanha é a maior coletânea de ensinamentos de Deus e olha que foi dada pelo Próprio. Então pensemos nossa vida em Cristo como entrando pela porta e seguindo o caminho estreito, e este ensinamento serve também para nossa vida escoteira.
Quando começamos no escotismo estamos ávidos por conhecimento e todos queremos chegar os mais altos graus rapidamente, queremos nos equiparar aos chefes, aos antigos escoteiros e sermos reconhecidos pelos demais, ai começa as escolha de termos ou sermos.
Como assim chefe ter ou ser, iremos nos deparar com pessoas que tem a primeira classe ou outra graduação, mas infelizmente não são escoteiros de primeira classe.
Por que estas pessoas têm e não são? Muitas vezes não por culpa sua, quem sabe será de seus chefes ou até de seus pais?
Acredito que tenha escolhido a porta larga, aquela que é fácil de entrar, por ser aceito de qualquer forma, aquela que se diz não ser importante conhecer ou até decorar algo. São escoteiros que seus chefes não cobram da forma adequada deixando-os fazer da forma que quiserem e os escoteiros não procuram crescer mais. São filhos que os pais não cobraram nem ensinaram tudo, por causa do trabalho, da falta de tempo, principalmente por acreditar que as outras instituições fariam o trabalho delas.
Hoje acostumados com essa porta larga, caminham pelos caminhos largos, sem muitas regras, sem pensar nos outros, acreditando que tudo tem que ser da forma que pensam e assim no caminho largo tudo (do mundo) flui mais fácil e isso trás uma sensação de sucesso.
Já existem aqueles que vêm desde novos em uma educação mais firme, onde são cobradas mais ações que o simples conhecimento, onde os pais se preocupam com o exemplo que é passado, escoteiros que são cobrados de seus chefes de uma forma mais elevada, estes ao escolher o caminho irão pelos caminhos estreitos, onde têm a luz de Jesus para seguir, não o do mundo. Serão monitores e escoteiros primeira classe de verdade, pessoas que serão exemplos a serem seguidos, aqueles que pedirão mais uma  correção do que os elogios.
Então lembremos se a porta e o caminho largo levassem ao melhor de Deus.
Primeiro: Jesus teria dito o contrário;
Segundo: os grandes homens e vultos da sociedade que ultrapassaram seu tempo não teriam vindo de uma caminhada pelo caminho estreito.
Terceiro: Jesus não teria morrido na cruz por nós.
Não existe atalho para o verdadeiro sucesso.

Oremos;
“Senhor!! quero como escoteiro ir até a Ti entrando pela porta estreita.
Caminhar pelos seus estreitos caminhos e sentir a dificuldade do dia-a-dia, pois me chamaste para ser diferente, me convocou para ser escoteiro.
Escoteiro que sofre e sorri, escoteiro que se cansa e repousa em rústicas barracas, escoteiro que ora e sabe que o Senhor escuta.
Senhor faça-me um verdadeiro escoteiro.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário