quarta-feira, 30 de novembro de 2011

MAIS REFLEXÃO E MENOS ATIVISMO


Encontrei na internet um blog com esta tarja preta e um texto que começa assim: "Quarenta e cinco milhões de evangélicos, o cão que se cuide".

Dia do evangélico. Está ai uma excelente oportunidade para a reflexão: o que é, de fato, ser evangélico.

Para alguns, o termo é apenas um modismo para maquiar ou substituir a palavra crente. Defendem, inclusive, que o vocábulo, além de não ser bíblico, está eivado pela má fé de seus seguidores.

Outros confundem-no com o termo protestante, esquecendo-se ou desconhecendo que o vocábulo evangélico é usado para definir basicamente as doutrinas cristãs protestantes. Muito embora nem todo protestante seja evangélico. Por exemplo, na Alemanha, só os luteranos são assim considerados. Seguindo a máxima de que nem todo seguidor é um discípulo, mas todo discípulo é um seguidor, pode-se dizer que nem todo protestante é evangélico, mas todo evangélico é protestante.

Há ainda os que pensam que ser evangélico é ser eventista, e aproveitam este dia para descarregar suas agendas: uma marchinha aqui, outra ali, um shou gospel mais à frente, um culto ao ar livre... E estará a missão concluída.

O termo evangélico tem as suas raízes etimológicas na palavra grega evangelion, que significa "evangelho" ou "boa notícia". Ser evangélico significa ser alguém que crer e pratica o que está contido nos evangelhos, ou seja, as boas notícias da mensagem de Jesus Cristo.

Ser evangélico é ser mais do que eventista, é ter a Bíblia como regra de fé e fonte inesgotável da suprema revelação divina. É acreditar que foi chamado da morte para a vida, para ser adorador do Deus criador. Isto mais do que correr atrás de bênçãos, é mais do que se esconder atrás de placas denominacionais, é mais do que mutilar o cristianismo com o individualismo e com o ativismo; é ser seguidor, servidor e discípulo do Cristo Vivo, apaixonado pelo Seu Reino e arauto do Seu evangelho de boas notícias.

Que o Ministério, não o da Saúde, mas o do Espírito, nos advirta quanto à nossa origem e o verdadeiro significado de sermos evangélicos. Um feliz dia do evangélico, cheio da graça e unção de Deus. Amém.


Reinaldo Braz dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário